É comum encontrar quem diga que o Marketing Pessoal é a tradução do termo Personal Branding, leigo engano.
O Marketing Pessoal é atribuir valor a sua imagem. Muitos profissionais contratam alguém para desenvolver sua marca pessoal e se surpreendem com o poder de alcance e sucesso que esta ferramenta oferece.
Composto por um conjunto de estratégias, aplicadas de maneira planejada e que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira positiva. Pessoas que estão entrando no mercado de trabalho buscam melhorar o seu marketing pessoal, além de ser uma forma de diferenciação dos outros, buscam melhores maneiras de como se expressar, alterar sua postura, imagem e conduta.
Personal Branding é a da gestão dessa Marca Pessoal em todos os aspectos, pois trabalha a partir das potencialidades e forças que possuímos, criando uma identidade única, reconhecida através de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes.
Dicas para um bom Personal Branding :
- Pense em você como uma marca;
- Sua presença online : Possui um nome comum? Quem sabe utilizar o seu nome do meio para se diferenciar, ao cultivar sua marca pessoal forte estará fortalecendo seu nome e criando uma propriedade intelectual.
- Crie um site pessoal: Pode ser um site simples inicialmente com uma breve biografia, link para suas redes sociais e um formulário de contato.
- Conteúdo de valor: Crie conteúdos construtivos e de valor, até mesmo em sua timeline.
Marketing pessoal, como fazê-lo?
Existem áreas importantes que estão relacionadas com um bom marketing pessoal:
- Imagem é seu cartão de visitas: Manter a imagem apresentável é fundamental, tenha cuidado ao se vestir e tente inspirar confiança em si mesmo!
- Evidencie suas qualidades: sua marca pessoal é construída a partir dos pensamentos e palavras, e isso irá interferir nas reações de outras pessoas, cuide de sua identidade no dia-a-dia e nas redes sociais.
- Comunicação: falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo, saber escutar e aceitar críticas de maneira positiva;
- Criatividade e inovação: mostrar disponibilidade e sugerir ideias. Inovar e buscar resolver problemas. Saber ajudar amigos tanto no contexto pessoal como no trabalho.
- Humildade: ser humilde, não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outros.
Não esqueça que a maneira em que você se comunica e se veste são pontos importantes e devem ser cuidados. Dependendo de sua área de atuação cartões de visita são importantes para um contato inicial. Cursos de oratória podem ajudá-lo caso acredite que não se comunique bem em público.