Personal Branding (Gestão da Marca Pessoal)

É comum encontrar quem diga que o Marketing Pessoal é a tradução do termo Personal Branding, leigo engano.

O Marketing Pessoal é atribuir valor a sua imagem. Muitos profissionais contratam alguém para desenvolver sua marca pessoal e se surpreendem com o poder de alcance e sucesso que esta ferramenta oferece.
Composto por um conjunto de estratégias, aplicadas de maneira planejada e que irão fazer com que as pessoas o vejam de maneira positiva. Pessoas que estão entrando no mercado de trabalho buscam melhorar o seu marketing pessoal, além de ser uma forma de diferenciação dos outros, buscam melhores maneiras de como se expressar, alterar sua postura, imagem e conduta.

Personal Branding é a da gestão dessa Marca Pessoal em todos os aspectos, pois trabalha a partir das potencialidades e forças que possuímos, criando uma identidade única, reconhecida através de valores, conhecimentos, habilidades e atitudes.

Dicas para um bom Personal Branding :

  • Pense em você como uma marca;
  • Sua presença online : Possui um nome comum? Quem sabe utilizar o seu nome do meio para se diferenciar, ao cultivar sua marca pessoal forte estará fortalecendo seu nome e criando uma propriedade intelectual.
  • Crie um site pessoal: Pode ser um site simples inicialmente com uma breve biografia, link para suas redes sociais e um formulário de contato.
  • Conteúdo de valor: Crie conteúdos construtivos e de valor, até mesmo em sua timeline.

networking

Marketing pessoal, como fazê-lo?
Existem áreas importantes que estão relacionadas com um bom marketing pessoal:

  • Imagem é seu cartão de visitas: Manter a imagem apresentável é fundamental, tenha  cuidado ao se vestir e tente inspirar confiança em si mesmo!
  • Evidencie suas qualidades:  sua marca pessoal é construída a partir dos pensamentos e palavras, e isso irá interferir nas reações de outras pessoas, cuide de sua identidade no dia-a-dia e nas redes sociais.
  • Comunicação: falar o suficiente para que os outros entendam o que você está dizendo, saber escutar e aceitar críticas de maneira positiva;
  • Criatividade e inovação: mostrar disponibilidade e sugerir ideias. Inovar e buscar resolver problemas. Saber ajudar amigos tanto no contexto pessoal como no trabalho.
  •  Humildade: ser humilde, não se considerar melhor que os outros e não tentar promover a sua imagem de uma forma agressiva e forçada perante outros.

Não esqueça que a maneira em que você se comunica e se veste são pontos importantes e devem ser cuidados. Dependendo de sua área de atuação cartões de visita são importantes para um contato inicial. Cursos de oratória podem ajudá-lo caso acredite que não se comunique bem em público.

Curtiu_Compartilhe

Share by
41 posts

About Liliane Lino Jeziorski:

Uma das idealizadoras do Acordei Diva. Ama fotografia, arte e moda. Busca inspiração no ciclismo e no Rock. Empreendedora, cientista da computação, consultora e designer, adora criar e abusar da criatividade.