Dita Von Teese – Uma diva provocante

Se você, mulher, é antenada em moda de lingerie e roupas íntimas, tem admiração por vestuário retrô, e costuma pôr um toque de ousadia luxuosa em seu visual, então é difícil não ter ouvido falar em Dita Von Teese.

DitaVonTeese01

 

Artista burlesca, dançarina, modelo e figurinista, Dita nasceu nos Estados Unidos, em 1972. Cresceu assistindo filmes em preto-e-branco da Era de Ouro de Hollywood, encantada com os figurinos, penteados e maquiagens das estrelas da década de 1940. Dançava ballet clássico desde tenra idade, o que lhe ensinou movimentos graciosos e garantiu desenvoltura no palco. Aos dezesseis anos, começou a trabalhar como vendedora em uma loja especializada em lingeries, observando de perto os diferentes estilos comercializados, e desenvolvendo fascínio por peças consideradas antigas, como corsets e basques. Desejando trabalhar no cinema como figurinista, Dita dedicou-se ao estudo de figurinos históricos, e aprendeu a desenhá-los e confeccioná-los ao seu próprio modo, com muita sofisticação.

Tendo feito trabalhos como modelo e pequenas participações em filmes, Dita resolveu redirecionar seu talento para a dança. Já famosa como adepta da técnica do tightlacing (utilização diária de corset bastante apertado, para diminuir gradualmente a circunferência da cintura), passou a protagonizar glamourosos espetáculos de strip-teaseburlesco, apresentando-se em locais sofisticados e decorados com temática vintage.

DitaVonTeese02 DitaVonTeese03 DitaVonTeese04 DitaVonTeese05 DitaVonTeese06
“Eu comecei a performance burlesca em 1991, e originalmente meu público estava em clubes de strip, boates depole-dance e clubes de fetichismo, e eu vi a maneira como ele (o público) mudou”, ela diz, em entrevista à revista Reuters. “Eu venho fazendo o mesmo show todo esse tempo, mas por que se tornou mais elegante? É interessante, porque não sou eu quem mudou.” Não demorou para chamar a atenção da Playboy, para a qual aceitou posar no ano de 1997. Este foi apenas o primeiro de mais de trinta ensaios fotográficos que Dita fez para a revista.

DitaVonTeese07 DitaVonTeese08 DitaVonTeese011 DitaVonTeese013
DitaVonTeese014 DitaVonTeese09 DitaVonTeese012 DitaVonTeese010
Consagrada por suas apresentações eróticas memoráveis, e conhecida por cultivar o guarda-roupa (e também o estilo de vida) essencialmente retrô, a artista é chamada de ‘Rainha do Burlesco’, pois foi a responsável por trazer esse gênero de espetáculo de volta aos holofotes, bem como a alusão à arte das sensuais Pin up’s. “Tudo o que faço profissionalmente vem do que eram os meus hobbies, os quais eram vestir roupas vintage, dirigir carros antigos, ouvir música retrô e ler sobre estrelas burlescas. As pessoas ficavam olhando para mim, porque eu estava usando um chapéu incomum ou um vestido estranho, e olhavam como eu tivesse pisado fora de um set de filmagem. Eu tenho me acostumado a isso por toda a minha vida adulta.”, ela diz à revista Vogue. Fã de alta costura, freqüentemente é citada nas listas de personalidades famosas mais bem vestidas, e costuma estar presente nos desfiles das coleções de estilistas renomados, especialmente Elie Saab e Jean Paul Gaultier.
DitaVonTeese015 DitaVonTeese016 DitaVonTeese017 DitaVonTeese018
DitaVonTeese020 DitaVonTeese021 DitaVonTeese022 DitaVonTeese023

O ano de 2012 foi de grandes realizações profissionais para Dita, pois marcou o lançamento de sua coleção de maquiagem (denominada Dita Von Teese Classics), e, ainda, de sua linha de roupas e lingeries (chamada Von Follies). Em suas palavras à Model Dash, ela diz: “Eu adoro lingerie que se encaixa bem e também é bonita, trazendo funcionalidade juntamente ao glamour e sensualidade. Estou especialmente animada para projetar roupas íntimas com uma vasta gama de tamanhos, para que as mulheres de todas as formas e manequins possam ter um belo e sensual guarda-roupa de lingerie, que combine com seu tipo de corpo. Entregar lingerie elegante não se trata da sedução de uma outra pessoa, trata-se de seduzir primeiro a si mesma, e abraçar a mulher e a feminilidade.”
Colecionadora de peças íntimas vintage há mais de vinte e cinco anos, Dita conseguiu disponibilizar suas lingeries a preços modestos no mercado britânico: calcinhas de cetim custam aproximadamente £12 (libras), e sutiãs rendados podem ser adquiridos ao preço de £32. “Não foi fácil”, ela explica. “Eu tive de fazer uma série de perguntas aos fabricantes sobre o quanto custaram vários tecidos, mas eu queria provar que é possível criar algo bonito e acessível. Não há nenhuma razão para usar um sutiã branco simples quando você pode ter isso.” Confiram, a seguir, algumas peças da coleção Von Follies:
DitaVonTeese024 DitaVonTeese025 DitaVonTeese026 DitaVonTeese027 DitaVonTeese028
Mas somente maquiagens, roupas e lingeries não eram o suficiente para a artista. Investindo também no segmento de perfumaria, na última semana Dita lançou sua quarta fragrância em Los Angeles, denominada Erotique. Sobre o perfume, ela diz: “Erotique é uma realização afrodisíaca, um elixir de alquimia inspirado em uma época em que perfume significava algo diferente do que significa agora. Com sua mistura inebriante de opostos, o contraste poético de Erotique, de essências de couro e brasas queimadas com voluptuosas rosas raras, não é para os fracos de coração, é embriagante, animalesco e carnal, potente armamento para uma mestra das artes eróticas.”
DitaVonTeese029 DitaVonTeese030

Artista polivalente e mundialmente renomada, e empresária de sucesso em todas as áreas nas quais se aventura, Dita Von Teese é, por excelência, a diva retrô da atualidade. Alguém a segura? Esperemos que não.

Fontes: vogue | Dita Pinterest

Share by
2 posts

About Carolina Pegorini:

Fã de filmes em preto-e-branco, de livros do século XVIII, de pinturas renascentistas e barrocas, de música clássica e do bom rock n´roll. Degusta toda essa cultura na medida em que seu pouco tempo livre permite, e escreve suas impressões pessoais daquilo que aprecia, sem qualquer pretensão profissional.