TARJA TURUNEN – UMA DIVA LÍRICA

[vc_row][vc_column][vc_column_text]O universo do heavy metal nunca mais foi o mesmo após a criação da vertente denominada Metal Sinfônico. Tendo como pioneira a banda sueca Therion em sua segunda fase (a qual, na origem, era death metal), o gênero se caracteriza pelo uso de elementos da música clássica, notas complexas de teclado, letras com referência a temas de fantasia ou mitologia e vocais femininos operáticos, entre outros atributos. Assim, na eclética década de 1990, quando o grunge (subcategoria do rock alternativo americano) parecia ter vindo para ficar e reinar absoluto, surgiu, na Finlândia, a banda de metal sinfônico operático Nightwish. E é sobre sua primeira vocalista, a compositora e cantora lírica Tarja Turunen, que iremos falar hoje.

Tarja-Turunen01

Nascida em agosto de 1977, Tarja Turunen cresceu demonstrando interesse pela música, e já na infância manifestava imensa vontade de cantar. Com o total apoio da família, ingressou no coral da igreja local e matriculou-se em aulas de piano; aos 15 anos de idade, iniciou os estudos de canto lírico e música erudita, e, aos 18, matriculou-se na Academia Sibelius de Artes, onde se desenvolveu como soprano e encontrou, então, seu estilo.

Com forte inspiração na banda Therion, no ano de 1996 foi formado o Nightwish, sendo Tarja,  aos 19 anos, a única mulher do grupo e um dos membros fundadores. A cantora admitiu que no início teve dificuldades para ajustar seu vocal clássico à melodia pesada e característica do heavy metal; porém, esse fator foi determinante para que ela aprendesse a dominar a poderosa voz que já possuía. Em 1997 foi lançado o 1º álbum de estúdio, Angels Fall First, onde praticamente todas as faixas evidenciam a influência clássica e a grandeza vocal da cantora. O disco obteve sucesso imediato na Finlândia; porém, a fama internacional ocorreu somente com o lançamento do 2º álbum,Oceanborn, em 1998. Paralelamente, Tarja continuava cantando em apresentações de música lírica, enquanto prosseguia com as gravações e shows do Nightwish.

 

01

Outros três álbuns foram gravados nos anos seguintes (Wishmaster – 2000; Century Child – 2002 e Once – 2004), os quais venderam milhares de cópias, receberam premiações de discos de ouro e de platina e deram origem a diversas turnês mundiais, inclusive com passagens pelo Brasil. No entanto, em 2005, Tarja foi, subitamente, demitida da banda. Desentendimentos internos e acusações envolvendo o marido (e empresário) da cantora deram causa à medida drástica adotada pelos membros remanescentes, que redigiram-lhe uma carta e entregaram em mãos após um show realizado em Helsinki, no mês de outubro de 2005. Em seguida, o conteúdo da carta foi divulgado no website oficial do Nightwish, ao que Tarja respondeu publicamente que ficara chocada com a atitude cruel de seus ex-colegas, por não ter recebido nenhum tipo de aviso prévio sobre a decisão de demiti-la e, principalmente, pelos ataques pessoais a ela e ao marido.

A partir daí, com apenas um mês de pausa, a cantora seguiu adiante e iniciou sua bem-sucedida carreira solo. Começando por uma turnê na Europa, Tarja lançou seu primeiro disco independente, intitulado Henkäys Ikuisuudesta(2006), de temática natalina. A seguir, retornando ao heavy metal, foram lançados os álbuns My Winter Storm (2007),What Lies Beneath (2010) e Colours in the Dark (2013). Este último foi bastante aclamado e consagrou Tarja perante a crítica especializada, unânime ao afirmar que ela havia, enfim, encontrado seu estilo próprio.

Assim como sua voz, a identidade visual de Tarja também tende para o clássico. Adepta de figurinos requintados e peças monocromáticas de cores fortes (raramente é vista usando estampas), tanto para os videoclipes quanto para os palcos, a vocalista costuma se vestir de acordo com as canções que interpreta. Sofisticada, freqüentemente escolhecorselets rendados, vestidos épicos com mangas largas, e também não perde a elegância usando calças e jaqueta de couro – indumentária ícone do rock n’roll. Confira, abaixo, alguns modelos de Tarja:

[/vc_column_text][vc_gallery type=”image_grid” interval=”5″ images=”286,285,284,283,278,279,280,281,282,276,275,274″ onclick=”link_image” custom_links_target=”_self”][/vc_column][/vc_row]

 

Mundialmente aclamada pelo talento vocal, alta qualidade das composições e presença de palco, Tarja Turunen conquistou seu lugar de honra entre as estrelas femininas da música internacional. Torçamos para que a bela voz desta diva ainda ressoe por muito tempo em nossos ouvidos.

E, àqueles que ainda não conhecem a cantora, não deixem de ouvi-la em sua fase inicial no Nightwish e também em carreira solo, nos vídeos abaixo:

NIGHTWISH – Bless the Child (álbum Century Child – 2002):

TARJA TURUNEN – I Walk Alone (álbum My Winter Storm – 2007):

Share by
2 posts

About Carolina Pegorini:

Fã de filmes em preto-e-branco, de livros do século XVIII, de pinturas renascentistas e barrocas, de música clássica e do bom rock n´roll. Degusta toda essa cultura na medida em que seu pouco tempo livre permite, e escreve suas impressões pessoais daquilo que aprecia, sem qualquer pretensão profissional.