Sobre cabelos cacheados

Muitas amigas minhas têm o cabelo alisado e dizem não se sentir seguras com o volume natural dos cabelos. Não escrevo para tentar fazê-las mudarem de idéia quanto a isso, pois creio que cada pessoa encontra uma maneira de expressar sua personalidade através da aparência. No entanto, como admiradora de cachos e cabelos volumosos, pedi à minha amiga e DIVA, Karla Nazareth (33, designer e proprietária da NAVE) para contar um pouco da sua história cacheada para o Acordei Diva.

A Karla tinha cabelo lisinho quando criança e até seus 12 anos os fios se mantiveram assim. Depois o cabelo foi ficando encaracolado, por uma química natural do organismo. A estrutura dos fios muda da infância para a vida adulta e isso geralmente acontece muito em relação à cor, mas também pode acontecer quanto ao formato com que os fios crescem.

1995-mudanças-não-identificadas 2014-penteado-desleixado

* Antes (1995) * Depois (2014)

No ano de 2005 Karla descobriu a “escova definitiva”: Uma amiga havia feito e tinha ficado maravilhoso. Resolvi investir parte do meu salário em uma também. Me senti o máximo, havia ficado com o cabelo que eu achava que ainda tinha. O problema é que a escova definitiva durava pouco e logo que a raiz crescia era necessário refazer o procedimento na parte de cabelo crescida.

2005-primeira-escova-definitiva 2002-cabelo-sempre-preso
COM ESCOVA DEFINITIVA e COM CABELO PRESO

Dois anos depois da escova definitiva sendo feita e refeita, a Karla decidiu que ia deixar os cabelos crespos. Para isso ela tomou uma atitude drástica e cortou todo o cabelo alisado, deixando apenas a parte que havia crescido e estava sem a química. Porém, ela achava que devia domar os caracóis. Para isso usava cremes para pentear e muitos grampos, buscando um volume baixo e desencaracolado.

2007-adeus-lisos 2009-antes-do-alisamento
2007 cabelos presos com grampos e 2009 cabelos crescidos

Os cabelos foram crescendo sob tiaras e presilhas até 2010, quando ela decidiu mudar outra vez: Naquele ano tantas coisas aconteceram: gravidez, filha, casamento, casa nova, que acabou sobrando pros cabelos também. Eu queria algo novo, não queria mais ter o cabelo crespo sem graça que vivia preso. Então, num rompante de quem havia esquecido como era trabalhoso manter uma escova definitiva, alisei de novo. E mais uma vez, me senti maravilhosa.


2010-alisamento
2010 ALISAMENTO

O alisamento foi mantido por mais dois anos, mas entre uma gravidez e outra, a Karla continuava tentando domar as raízes que teimavam em nascer crespas. Em 2012, meu segundo filho nasceu e, assim que foi possível, corri pro salão pra retocar quase dois palmos de raiz. Ficou lindo, mas ao contrário das outras vezes, eu não queria um cabelo lisão escorrido. Queria que o liso tivesse algum volume, então, tentei um corte com mais camadas que, para minha surpresa, estragou o alisamento. Sim, porque para cabelos alisados quimicamente, nem todo corte funciona. Por causa disso, me vi escrava da chapinha e, mais uma vez, dos rabos de cavalo. Foi então que Karla decidiu se jogar nos cachos outra vez. Ela cortou bem curtinho novamente e aderiu aos grampos até os fios terem um comprimento que permitisse um corte como ela imaginava. Ela conta como se deu essa decisão de embarcar no mar agitado das ondas e caracóis:

De novo, chegava a hora de me livrar do liso. Como foi uma decisão repentina, entrei no primeiro salão que encontrei na rua. Foi então que as coisas começaram a mudar.

Nesse salão, o cabeleireiro disponível – já que eu não tinha hora marcada – era um rapaz bem novo, meio que em fase de experiência, mas muito talentoso. Contei do meu dilema capilar, um pouco da minha história, dos múltiplos alisamentos e de que estava querendo começar do zero. Quando falei que vivia domando os cachos, que depois ia precisar de um corte pra baixar o volume, ele soltou o que viria a ser minha filosofia capilar dali pra frente: “cabelo crespo a gente não corta pra esconder o volume, cabelo crespo a gente evidencia o volume. Não tens que pentear pra que teu cabelo fique discreto, quieto. Crespo não é pra ser quieto, discreto.”

Esse jovem e inexperiente cabeleireiro não fazia idéia da grande influência de suas palavras na vida da Karla. Desde então seus cabelos nunca mais foram os mesmos. Aquela conversa não saiu da minha cabeça. O cabelo foi crescendo e eu sempre lembrando de não escondê-lo. Que cabelo crespo era pra ser mostrado. Comecei a procurar e encontrar várias referências de crespos lindos. Volumosos e espetaculares, bem como o cabeleireiro tinha me falado. De fato, o segredo era não esconder, mas evidenciar. A partir daí, os rabos de cavalos repuxados deixaram de ser regra na minha vida.

2014-de-volta-aos-cachos 2014-corte-assimetrico
2014

Pedi à Karla algumas sugestões para quem quer assumir os cachos de vez. A primeira dica é escolher um bom corte que valorize seus cachos e acompanhe harmoniosamente o formato do seu rosto.

Domar não está com nada. O negócio é abraçar o caos. Cortes que evidenciem o volume e penteados que valorizem o frizz natural são o segredo. Cabelo crespo não nasceu pra ser certinho e, portanto, fica muito bem em penteados que não exijam regras rígidas. Coques desleixados, cortes assimétricos, cheios de camadas são sempre uma boa pedida.

fotos-cortes-para-cabelos-cacheados-longos cabelos-cacheados-13 cortes-cabelos-cacheados-2014-7

cortes-curto-para-cabelos-encaracolados Cortes-de-Cabelo-Repicado-fotos-cabelos-crespos-300x330 Portrait of happy woman

Sobre cuidados básicos, a Karla indica que não se use muito shampoo, apenas o suficiente para limpar e retirar o excesso de cremes para pentear e outros produtos. A respeito da hidratação, de acordo com a Karla, o ideal é uma vez por semana para manter a umidade natural dos fios, pois crespos tendem a ressecar nas pontas. E sobre produtos, ela conta que foi testando alguns que encontra com facilidade em mercados e farmácias: Eu gosto que todo o processo seja simples e barato. Não faço grandes malabarismos com meus fios, só vou testando sempre, escutando o que tem funcionado com as outras meninas porque, na vida real, ninguém tem muito tempo pra aplicar técnicas e tutoriais muito complexos e elaborados.

Os cabelos cacheados também exigem cuidado na hora de secar e pentear. Se usar muito secador, eles podem ficar sem forma. Tem toda uma manha para manter o formato dos cachos e cada crespa deve descobrir a sua. A Karla compartilhou com o Acordei Diva sua rotina de pentear:

– Divido o cabelo em camadas e, em cada uma, passar a quantidade de uma moeda de 1 real de creme para pentear. A ideia de dividir em camadas é para poder espalhar melhor o produto.

– Baixo a cabeça e jogo o cabelo todo pra frente. Com o cabelo dessa forma, amassar as pontas pra ir criando os cachos.

– Pra finalizar, sujo minha mão de gel sem álcool incolor e amasso mais um pouco os fios. Não pode ser muito gel pro cabelo não ficar duro, mas esse pouco será o suficiente pra manter as pontas mais definidas.

– Antes de jogar pra trás o cabelo, seco um pouco com o secador e, no meu caso, nem preciso de difusor. A ideia é só retirar o excesso de umidade, com um pouco de ar-quente e vento não muito forte pra não desmanchar os cachos.

– Levemente seco, jogo pra trás e deixo do jeito que ficou, bem volumoso, para secar ao natural e ficar ainda mais volumoso.

Se você tem cabelos cacheados e quer aprender e trocar idéias com outras cacheadas, existe um espaço no Facebook para isso: Quando resolvi assumir meus cachos e o volume deles, passei a pesquisar muito na internet. Fotos de cabelos para me inspirar, textos sobre tratamentos dos fios, dicas e técnicas de cortes, tutoriais de penteados.Era muita coisa e eu precisava concentrar tudo em um único lugar.

Poderia salvar tudo no meu computador, mas pensei que era egoísmo guardar aqueles links e fotos todos só para mim, foi ai que criei o grupo no Facebook. Postei tudo o que sabia lá e chamei outras amigas com cabelo crespo pra terem acesso e também compartilharem suas dicas e segredos.

Esse lugar é o Curlyland. Chega lá e dá uma espiada no que as cacheadas estão falando e se você dicas sobre cabelos crespos e cacheados, estou certa que o grupo vai adorar recebê-las!

Share by
5 posts

About Dani Palazzo:

Dani Palazzo curte arte, cinema, HQs e series. É formada em Comunicação Social, Especialista em Design Gráfico e Mestre em Linguística Aplicada. Nessa salada, já foi professora de Tecnologia em Design de Moda e de Publicidade e Propaganda na UCPEL. Hoje trabalha como designer, stylist e produtora de Moda.