Empreender por paixão

“Trabalhe em algo que você realmente goste, e você nunca precisará trabalhar na vida”.

Por ser formada em Administração eu já vi muitas amigas da faculdade dizendo que queriam abrir uma empresa e ter sucesso. Elas começavam com o plano de negócios, faziam a pesquisa de mercado, liam sobre as tendências naquela área, enfim, seguiam tudo o que aprendíamos nas aulas de empreendedorismo e víamos diariamente nos sites de negócios. Mas o que ninguém te ensina na faculdade é que para ter sucesso é preciso ir além, se entregar de coração, fazer por amor e por paixão.

Quando temos uma ideia, mil coisas passam pela nossa cabeça, a maioria das pessoas já pensa em como o negócio será daqui a cinco anos, já se veem dando entrevistas e contando como foi o caminho para chegar até ali. Mas antes de tudo isso, bem antes, vem a fase mais complicada de todos os negócios, tirar ele do papel e colocar na prática. Esse é o passo mais difícil na minha opinião. Ter a coragem de investir seu tempo, dinheiro e energia naquele projeto. E é exatamente aí que a maioria das ideias infelizmente morre.

Para que isso não aconteça é preciso manter viva a paixão, ter coragem e acreditar que vai dar certo, arregaçar as mangas e se jogar de corpo e alma. A sua empresa deve ser como seu namorado ou marido, nós amamos, mas haverá dias mais difíceis, em que não iremos querer vê-los nem pintados de ouro, que dá vontade de se mudar pra Marte. É ai, nesse momento, que entra a paixão, você se lembra de como tudo aquilo é importante pra você, de tudo o que você já fez para que desse certo, para que seu projeto saísse do papel. Nesse momento tudo de ruim fica em segundo plano.

Não importa se a sua empresa ainda está no papel ou há dez anos no mercado, se você tem cinco ou centenas de clientes, a paixão tem que estar sempre presente e viva, tem que correr pelas suas veias. Brilho nos olhos e muito amor, essa é chave para o sucesso.

Share by
2 posts

About Laís Macedo Squarisi:

Natural de Ribeirão Preto, formada em Administração. Apaixonada por viagens e lugares alternativos. Sempre em busca de novos conhecimentos e com a consciência de que sempre temos algo a aprender e a ensinar.