O vinho e seus benefícios

Principalmente no período do inverno os vinhos tornam-se uma boa pedida para acompanhar as refeições. No entanto, ha quem tome vinho o ano todo, são estes que conseguem usufruir dos benefícios que o vinho traz para nosso organismo se manter saudável.

Considerado uma das bebidas mais antigas do mundo, o vinho é até hoje é consumido por grande parte da população. Desde os primórdios da sua produção a bebida vem sendo estudada por pesquisadores do mundo inteiro, e se descobriu que: quando ingerido com moderação, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. No entanto, para que isso aconteça é necessário manter hábitos de vida saudáveis.

O vinho possui mais de mil compostos benéficos à saúde humana. Esses compostos são denominados polifenóis que auxiliam a manutenção do organismo e contribuem para acelerar o metabolismo, o que pode auxiliar o controle do peso. De acordo com pesquisa realizada pela universidade de Purdue, nos Estados Unidos, a substância piceatannol, presente no vinho tinto, pode retardar a produção de células de gordura e as impede de se transformarem em células maduras.

Prevenção do envelhecimento precoce

Atualmente as pessoas tem se preocupado com o envelhecimento precoce, causado principalmente pelo excesso de radicais livres presentes no organismo. Os radicais livres são moléculas liberadas pelo metabolismo do corpo, que podem causar doenças degenerativas de envelhecimento e morte celular. Quando uma grande quantidade liberada pelo organismo em diferentes situações pode ocorrer danos, como o envelhecimento precoce e doenças degenerativas como Parkinson e Alzheimer, além de danificar importantes partes das células.

Para combater essas moléculas é necessária a ingestão de compostos antioxidantes que neutralizam os radicais livres, protegendo as células dos danos oxidativos. Como o vinho possui muitos antioxidantes, o seu consumo é considerado uma potente forma de combater os radicais livres.

Prevenção do Cancêr:

Pesquisas publicadas no “International Journal of Cancer” indicam que o vinho pode ter ação anticancerígena, devido a alguns compostos fenólicos como o resveratrol. E foi comprovado que pessoas com o hábito regular de beber vinho moderadamente junto com as refeições têm 20% menos chance de desenvolver câncer. Essa proteção devida aos polifenóis age bloqueando tanto o início como no desenvolvimento da doença. E além de prevenir doenças e auxiliar no emagrecimento, o vinho também evita o envelhecimento precoce.

Qual a quantidade de vinho indicada?

Os efeitos benéficos se apresentam apenas quando a bebida é consumida em quantidades pequenas e frequentes. A quantidade ideal para cada pessoa é difícil de especificar, pois vai depender do organismo de cada individuo. O recomendado por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Boston, nos Estados Unidos, é que o consumo seja em torno de uma taça de vinho ao dia, para mulheres ± 100 ml e duas para os homens ± 200 ml, sempre junto com as refeições, pode ser o caminho para melhorar a qualidade de vida.

Então a dica é:

Beba vinho com moderação e você só tem a ganhar. Um brinde à saúde!

O gráfico a seguir mostra dicas de como harmonizar suas refeições com diferentes tipos de vinhos.

beneficios_vinho02

Modo fácil para aprender a harmonizar seu cardápio.

Fonte: http://www.bramare.com.br
Fotos: Reprodução

Share by
2 posts

About Giseli Crizel:

Formada em Química de Alimentos, atualmente é pós-graduanda por opção e doida por condição. Entre um trabalho e outro, arranja tempo para pensar em coisas mirabolantes adequadas a instigar a mente.