Entenda a diferença entre os tipos de suco

A busca por uma alimentação mais saudável faz com que os consumidores cortem os refrigerantes do cardápio e passem a consumir mais sucos. Será que a escolha do tipo de suco está correta? Você sabe o que contem dentro dos sucos que esta consumindo? É necessário prestar atenção no que realmente contem em cada tipo de suco, apesar de muitas pessoas não saberem disso. A variedade é grande: suco natural, suco integral, néctar de fruta, suco concentrado e suco em pó (refresco desidratado).

O suco integral é uma bebida com 100% de fruta, sem adição de água, conservantes e aditivos, obtido da fruta madura e sã, nele poderá ser adicionado açúcar e neste caso no rótulo deve haver o aviso “suco de fruta adoçado”. Os sucos de frutas tropicais podem ser uma exceção à regra. Nesses sucos a polpa da fruta pode ser diluída em água potável em uma proporção de 35% de polpa. É possível encontrar no mercado boas opções de suco 100% fruta em embalagem de caixinha, já pronto para o consumo. São, portanto, uma alternativa prática e saudável para o dia a dia.

Néctar, diferentemente do que a maioria pode pensar é um produto menos nobre do que o suco. Ele é uma bebida que já vem adoçada, diluída em água potável e pronta para o consumo. O néctar é diferente de suco, pois contém apenas de 20 a 50% de polpa, sendo o restante água e açúcar, podem ter adoçantes, corantes, conservantes e outros aditivos. Normalmente é vendido em caixinhas e latas.

Suco concentrado (bebida de fruta) tem menos açúcar que o néctar e é mais barato, mas leva muita água, em torno de 2 a 10% de polpa, e corantes, aromatizantes e conservantes.

O refresco em questão as propriedades nutricionais, este suco é muito pobre, além de conter muito sódio. O Refresco possui uma concentração de polpa de fruta, geralmente variando entre 5% a 20% de teor de fruta. Nesse caso, existe a adição de açúcares na diluição da bebida e não há necessidade do uso da fruta in natura. Porém, o rótulo deve conter informações claras que expressem “artificial” e “sabor de”.

A diferença entre os rótulos é evidente desde 2009, em virtude de uma lei obrigando os fabricantes a destacar no rótulo o que é néctar, refresco, suco etc.

A dica é prestar mais atenção aos rótulos e observar os ingredientes.

*Fonte: MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) – Suco e Refresco: decreto no 6.871, de 4 de junho de 2009 / Néctar: instrução normativa no 12, de 4 de setembro de 2003.

SUCO-DE-LARANJA

Share by
2 posts

About Giseli Crizel:

Formada em Química de Alimentos, atualmente é pós-graduanda por opção e doida por condição. Entre um trabalho e outro, arranja tempo para pensar em coisas mirabolantes adequadas a instigar a mente.