Aposte nos alimentos termogênicos para acelerar a queima de calorias

Alimentos termogênicos aceleram a queima de calorias, isso porque exigem que o metabolismo trabalhe em um ritmo mais acelerado.

Existem diversos alimentos considerados termogênicos: hortelã, cominho, curry, laranja, kiwi, cebola, alho, açafrão, alecrim, tomilho… já os mais poderosos e recomendados são a pimenta, o gengibre, a mostarda, a canela, o guaraná, o vinagre de maçã e o chá verde. Inclua um ou dois desses alimentos por dia no seu cardápio.

Pimenta vermelha (caiena, malagueta ou dedo-de-moça)

Aumenta a temperatura do corpo e acelera a circulação e o metabolismo em cerca de 20%.

Porção: ½ pimenta ou 3 g (em pó), 2 vezes ao dia.

Como usar: no tempero de saladas, verduras e legumes refogados, carnes e peixes.

Gengibre

Evita a flatulência e favorece a digestão. Mas nada de chupar bala de gengibre ou mastigar a raiz coberta de açúcar ou chocolate: as propriedades estão mais ativas na raiz fresca.

Porção: 1 pedaço de 2 cm, 3 vezes por dia.

Como usar: cru, refogado ou em forma de chá. Você pode espremê-lo no molho da salada, bater no liquidificador com alguma fruta (laranja, maçã, abacaxi) e acrescentá-lo no tempero de aves e peixes.

Mostarda

Antioxidante, é auxiliar no emagrecimento pela ação termogênica (transforma parte das calorias dos alimentos ingeridos em calor). Não é indicada para quem tem tendência a desenvolver cálculos renais.

Porção: 2 colheres (chá), 2 vezes por dia.

Como usar: no hambúrguer light, no sanduíche natural, no molho para salada.

Canela

Digestiva e antioxidante, aumenta a temperatura corporal acelerando a queima de calorias.

Porção: 2 colheres (sobremesa) por dia.

Como usar: no chá, café, iogurte, suco, polvilhada em sopas ou pratos com queijo gratinado e em frutas como maçã e banana.

Guaraná em pó

Tem ação digestiva e diurética, combate a formação de gases e estimula o sistema nervoso central. A cafeína atinge níveis máximos de 15 a 45 minutos após a ingestão e permanece ativa no organismo de três a sete horas. Ajuda na quebra de gordura.

Porção: 2 g, 2 vezes ao dia.

Como usar: em sucos, chás ou água.

Vinagre de maçã

Muito útil no tratamento da obesidade, ajuda na redução da circunferência abdominal.

Porção: 1 1/2 colher (chá), duas vezes ao dia.

Como usar: no tempero de saladas.

Chá Verde

Diminui a absorção de açúcar no sangue, a compulsão a carboidratos e acelera o trânsito intestinal.

Porção: 1 colher (chá), 2 vezes por dia.

Como usar: em forma de chá, de 5 a 10 minutos antes do almoço e do jantar.

Café

Auxilia a se manter em estado de alerta. Mas nada de exagerar na dose, ou você pode sofrer com problemas do estômago, insônia e ansiedade. O ideal é consumir até 3 xícaras por dia.

Cacau

Com propriedades estimulantes e antioxidantes devido ao seu teor de cafeína e polifenóis. A combinação dessas substâncias faz bem ao coração, à circulação sanguínea e contém atividade antialérgica, antiviral e anti-inflamatória.

Mate

Estudo desenvolvido por pesquisadores do curso de nutrição da Universidade do Vale do Iitajaí (Univali)apontou que o consumo de erva-mate ajuda na perda de peso, no aumento da taxa de HDL (bom colesterol) e na diminuição da taxa de glicemia.

Linhaça

Oferece dois grandes auxílios: acelera a queima calórica e regulariza o intestino. E não para por aí: ela também proporciona o aumento da defesa orgânica e reduz o ritmo de envelhecimento celular, prevenindo várias doenças.

Óleo de coco

Atua na redução do colesterol ruim e melhora a função intestinal. “Esse tipo de gordura potencializa a absorção de nutrientes”, afirma Daniela Hueb. Uma boa opção é alternar seu uso com o do azeite de oliva, pois seu sabor é mais suave.

termogenicos

Siga essas dicas e conquiste o corpão dos sonhos neste verão!

Fontes: (via) e (via)

Share by
41 posts

About Liliane Lino Jeziorski:

Uma das idealizadoras do Acordei Diva. Ama fotografia, arte e moda. Busca inspiração no ciclismo e no Rock. Empreendedora, cientista da computação, consultora e designer, adora criar e abusar da criatividade.